Cuiabá, 19 de Outubro de 2017

Notícias

AULA DE CAMPO, ENSINA AOS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.




Projeto : “NOBRES CAVERNAS E NASCENTES, PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE”

O Projeto Nobres é trabalhado com os alunos da Escola Estadual Profº Antônio Epaminondas desde 2012, coordenado pelo professor Eber José de Matos Corrêa, evidenciando com os alunos a importância da vivência do saber fora de quatro paredes, através de aulas práticas, utilizando do método peripatético. A Escola peripatética foi um círculo filosófico da Grécia Antiga que basicamente seguia os ensinamentos de Aristóteles, o fundador. Fundada em c.336 a.C., quando Aristóteles abriu a primeira escola filosófica no Liceu em Atenas, durou até o século IV. "Peripatético" (em grego, περιπατητικ?ς), é a palavra grega para 'ambulante’ ou 'itinerante'. Peripatéticos (ou 'os que passeiam') eram discípulos de Aristóteles, em razão do hábito do filósofo de ensinar ao ar livre, caminhando enquanto lia e dava preleções, por sob os portais cobertos do Liceu, conhecidos como perípatoi, ou sob as árvores que o cercavam.


Considerando a proposta interdisciplinar referente ao ensino aprendizagem, o Estudo do Meio & Turismo Pedagógico visa primordialmente oferecer ao aluno condições para desenvolver habilidades na apropriação do conhecimento e suas particularidades. Através da aula de campo o aluno tem a possibilidade de investigar e construir o seu próprio saber, uma vez que lhes permite entrar em contato com a realidade concreta. Além de gerar maior interação entre os participantes envolvidos no projeto.


Turismo educacional, também conhecido como turismo pedagógico / escolar, por ser composto basicamente por viagens de estudo do meio, tem como objetivo       aplicar o conhecimento teórico trabalhado em sala de aula para a realidade concreta, oferecendo momentos de descontração e socialização.


Proporciona também ao aluno a interatividade dos conceitos com a realidade do meio ambiente.

O estudo do meio deve ser encarado como parte do processo de aprendizagem, sendo desenvolvido passo a passo a partir de investigações e análises sobre a realidade com o objetivo de desenvolver a capacidade de observação dos aspectos físicos e humanos, das transformações realizadas pelo homem, e da compreensão das desigualdades na produção do espaço.


A partir deste enfoque é possível desenvolver o trabalho de campo integrando diferentes conteúdos curriculares buscando proporcionar aos alunos a apreensão da realidade prática em complemento ao que aprenderam a partir dos livros didáticos e das atividades diversas.


A necessidade de colocar o aluno em contato com o mundo que existe fora do ambiente da sala de aula, é extremamente importante para  apropriação do conhecimento  não só da cultura, mas de outros valores éticos e sociais.  Isso possibilita ao aluno a entender e saber ler o mundo em que está inserido.


Para a realização dos trabalhos os proprietários do sítio Recanto Feliz, Meu Reino Encantado juntamente com a agência Paraíso das Águas oferece aos professores e alunos  condições ambientais para desenvolver as atividades relacionadas ao de estudo do meio como instrumento de interação no processo ensino-aprendizagem, pois através de roteiros cuidadosamente selecionados, os alunos poderão verificar na prática os conceitos que aprendem nas teorias relacionadas às diferentes áreas do conhecimento.


 

Eber José de Matos Corrêa

Coordenador Pedagógico

Leia também

11/10: Projeto Interdisciplinar: Aula campo como instrumento Educacional Meio Ambiente e Turismo Pedagógico com os alunos da Escola Plena Antônio Epaminondas no Pantanal Matogrossense
17/10: Projeto Horta do EPA: alimentando a sustentabilidade da Escola Plena Antônio Epaminondas é Destaque do Prêmio Professores do Brasil Edição 2017
10/10: Projeto Interdisciplinar Passeando pelas Regiões Brasileiras sob a Coordenação da Profª Pryscila Salgado na Escola Plena Antônio Epaminondas
19/10: Clube de Protagonismo FUTSAL da Escola Plena Antônio Epaminondas realizará o Torneio de Futsal Solidário Fazer o bem faz bem
14/10: O aluno João Carlos da Escola Plena Antônio Epaminondas conquista o 2º lugar no Campeonato Matogrossense de Judô
07/10: O aluno João Carlos da Silva Evangelista da Escola Plena Antônio Epaminondas participa do Projeto Social Judô Bope que completa 7 anos neste mês
28/09: Resolução das Provas do Enem com os alunos do 3º ano da Escola Plena Antônio Epaminondas nas Aulas do Pós Médio sob a orientação do Prof. Marcelo Mendonça
01/09: Escola em período integral prepara o aluno para a vida em Mato Grosso. A Escola Antônio Epaminondas é uma das 14 escolas que ofertam o ensino médio integral e em 2018 a perspectiva é que dobre o nº de escolas
31/08: Posse do Colegiado de Líderes e Entrega dos Certificados de Reconhecimento aos alunos com desempenho no 1º Semestre da Escola Plena Antônio Epaminondas
01/09: Alunos da Escola Plena Antônio Epaminondas comemoram chegada de ar-condicionado e equipamentos