Cuiabá, 24 de Setembro de 2018

Notícias

AULA DE CAMPO, ENSINA AOS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.




Projeto : “NOBRES CAVERNAS E NASCENTES, PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE”

O Projeto Nobres é trabalhado com os alunos da Escola Estadual Profº Antônio Epaminondas desde 2012, coordenado pelo professor Eber José de Matos Corrêa, evidenciando com os alunos a importância da vivência do saber fora de quatro paredes, através de aulas práticas, utilizando do método peripatético. A Escola peripatética foi um círculo filosófico da Grécia Antiga que basicamente seguia os ensinamentos de Aristóteles, o fundador. Fundada em c.336 a.C., quando Aristóteles abriu a primeira escola filosófica no Liceu em Atenas, durou até o século IV. "Peripatético" (em grego, περιπατητικ?ς), é a palavra grega para 'ambulante’ ou 'itinerante'. Peripatéticos (ou 'os que passeiam') eram discípulos de Aristóteles, em razão do hábito do filósofo de ensinar ao ar livre, caminhando enquanto lia e dava preleções, por sob os portais cobertos do Liceu, conhecidos como perípatoi, ou sob as árvores que o cercavam.


Considerando a proposta interdisciplinar referente ao ensino aprendizagem, o Estudo do Meio & Turismo Pedagógico visa primordialmente oferecer ao aluno condições para desenvolver habilidades na apropriação do conhecimento e suas particularidades. Através da aula de campo o aluno tem a possibilidade de investigar e construir o seu próprio saber, uma vez que lhes permite entrar em contato com a realidade concreta. Além de gerar maior interação entre os participantes envolvidos no projeto.


Turismo educacional, também conhecido como turismo pedagógico / escolar, por ser composto basicamente por viagens de estudo do meio, tem como objetivo       aplicar o conhecimento teórico trabalhado em sala de aula para a realidade concreta, oferecendo momentos de descontração e socialização.


Proporciona também ao aluno a interatividade dos conceitos com a realidade do meio ambiente.

O estudo do meio deve ser encarado como parte do processo de aprendizagem, sendo desenvolvido passo a passo a partir de investigações e análises sobre a realidade com o objetivo de desenvolver a capacidade de observação dos aspectos físicos e humanos, das transformações realizadas pelo homem, e da compreensão das desigualdades na produção do espaço.


A partir deste enfoque é possível desenvolver o trabalho de campo integrando diferentes conteúdos curriculares buscando proporcionar aos alunos a apreensão da realidade prática em complemento ao que aprenderam a partir dos livros didáticos e das atividades diversas.


A necessidade de colocar o aluno em contato com o mundo que existe fora do ambiente da sala de aula, é extremamente importante para  apropriação do conhecimento  não só da cultura, mas de outros valores éticos e sociais.  Isso possibilita ao aluno a entender e saber ler o mundo em que está inserido.


Para a realização dos trabalhos os proprietários do sítio Recanto Feliz, Meu Reino Encantado juntamente com a agência Paraíso das Águas oferece aos professores e alunos  condições ambientais para desenvolver as atividades relacionadas ao de estudo do meio como instrumento de interação no processo ensino-aprendizagem, pois através de roteiros cuidadosamente selecionados, os alunos poderão verificar na prática os conceitos que aprendem nas teorias relacionadas às diferentes áreas do conhecimento.


 

Eber José de Matos Corrêa

Coordenador Pedagógico

Leia também

09 a 11/08: COPA EPA em Comemoração ao Dia do Estudante na Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas
01/08: Confraternização dos Alunos do Terceirão da Escola Plena Antônio Epaminondas no Clube dos Subtenentes & Sargentos do Exército de Cuiabá
02/08: Circuito Esportivo realizado na aula de Prática Esportiva com os alunos do 8º ano da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas sob a orientação da Profª Mireile
13/07: Arraiá do EPA da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas
30/07: Calendário das Avaliações Semanais do 3º bimestre para nossos alunos da Escola Plena em Tempo Integral Prof. Antônio Epaminondas serão aplicadas a partir do dia 13 de Agosto
05/07: Aula Campo da Disciplina Projeto de Vida 3 - Pós Médio com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas na UFMT sob a orientação do Prof. Geander Franco
29/06: Alunos da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas participaram da 2ª Edição do Projeto Aventura no Parque sob a orientação do Prof. Geander no Parque Tia Nair
21/06: Seminário dos Alunos do 9º Ano da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas nas Aulas de Estudo Aplicado da Língua Portuguesa sob a orientação da Profª Luciana Gonçalves com temas sobre Redes Sociais, A importância da Prática Esportiva e outros
20/06: Alunos da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas das turmas das Eletivas: Por onde andei e THD- Trilhando Horizontes Desconhecidos participam da Aula Campo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
15/06: Dinâmica da Árvore do Conhecimento na disciplina de Estudo Aplicado da Língua Portuguesa com os alunos do 7º ano da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas sob a orientação da Profª Luciana Gonçalves