Cuiabá, 22 de Junho de 2017

Notícias

AULA DE CAMPO, ENSINA AOS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.




Projeto : “NOBRES CAVERNAS E NASCENTES, PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE”

O Projeto Nobres é trabalhado com os alunos da Escola Estadual Profº Antônio Epaminondas desde 2012, coordenado pelo professor Eber José de Matos Corrêa, evidenciando com os alunos a importância da vivência do saber fora de quatro paredes, através de aulas práticas, utilizando do método peripatético. A Escola peripatética foi um círculo filosófico da Grécia Antiga que basicamente seguia os ensinamentos de Aristóteles, o fundador. Fundada em c.336 a.C., quando Aristóteles abriu a primeira escola filosófica no Liceu em Atenas, durou até o século IV. "Peripatético" (em grego, περιπατητικ?ς), é a palavra grega para 'ambulante’ ou 'itinerante'. Peripatéticos (ou 'os que passeiam') eram discípulos de Aristóteles, em razão do hábito do filósofo de ensinar ao ar livre, caminhando enquanto lia e dava preleções, por sob os portais cobertos do Liceu, conhecidos como perípatoi, ou sob as árvores que o cercavam.


Considerando a proposta interdisciplinar referente ao ensino aprendizagem, o Estudo do Meio & Turismo Pedagógico visa primordialmente oferecer ao aluno condições para desenvolver habilidades na apropriação do conhecimento e suas particularidades. Através da aula de campo o aluno tem a possibilidade de investigar e construir o seu próprio saber, uma vez que lhes permite entrar em contato com a realidade concreta. Além de gerar maior interação entre os participantes envolvidos no projeto.


Turismo educacional, também conhecido como turismo pedagógico / escolar, por ser composto basicamente por viagens de estudo do meio, tem como objetivo       aplicar o conhecimento teórico trabalhado em sala de aula para a realidade concreta, oferecendo momentos de descontração e socialização.


Proporciona também ao aluno a interatividade dos conceitos com a realidade do meio ambiente.

O estudo do meio deve ser encarado como parte do processo de aprendizagem, sendo desenvolvido passo a passo a partir de investigações e análises sobre a realidade com o objetivo de desenvolver a capacidade de observação dos aspectos físicos e humanos, das transformações realizadas pelo homem, e da compreensão das desigualdades na produção do espaço.


A partir deste enfoque é possível desenvolver o trabalho de campo integrando diferentes conteúdos curriculares buscando proporcionar aos alunos a apreensão da realidade prática em complemento ao que aprenderam a partir dos livros didáticos e das atividades diversas.


A necessidade de colocar o aluno em contato com o mundo que existe fora do ambiente da sala de aula, é extremamente importante para  apropriação do conhecimento  não só da cultura, mas de outros valores éticos e sociais.  Isso possibilita ao aluno a entender e saber ler o mundo em que está inserido.


Para a realização dos trabalhos os proprietários do sítio Recanto Feliz, Meu Reino Encantado juntamente com a agência Paraíso das Águas oferece aos professores e alunos  condições ambientais para desenvolver as atividades relacionadas ao de estudo do meio como instrumento de interação no processo ensino-aprendizagem, pois através de roteiros cuidadosamente selecionados, os alunos poderão verificar na prática os conceitos que aprendem nas teorias relacionadas às diferentes áreas do conhecimento.


 

Eber José de Matos Corrêa

Coordenador Pedagógico

Leia também

21/06: Disciplina Eletiva Balaio das Artes com a participação da ONG Auto Estima com o Grupo de Teatro Voluntários da Alegria sob a Coordenação do Prof. João Figueiredo na Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas
20/06: Entrevista para a TV Centro América(Globo) com o Gestor da Escola Plena Antônio Epaminondas Prof. Eber Correa e alunos sobre o tema 'Como Ter Disciplina na Escola'
21/06: Prof. de Artes da Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas Marcelo Mendonça se apresentará com o Cantor Flávio Venturini no próximo dia 25/06 no Parque das Águas a partir das 18h
13 e 14/06: Equipe da Área de Linguagens da Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas participa da Devolutiva e Formação de Língua Portuguesa com os Coordenadores de Área e Professores das Escolas Plenas do Estado MT
10/06: Os alunos Mairon Luiz (1ºB) e Arthur José (2ºA) representaram a Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas na Competição de Atletismo neste Sábado nos Jogos Estudantis Cuiabanos no Complexo Poliesportivo Dom Aquino
09/06: Amistoso de Futsal com os Alunos da Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas e da Escola Ulisses Cuiabano
09/06: Ação Interdisciplinar das Áreas de Ciências Humanas e da Natureza para o fechamento da Semana do Meio Ambiente com o plantio de uma muda do Pau Brasil com nossos alunos da Escola Plena Antônio Epaminondas
24/05: Aula Campo com os Alunos da Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas no Tribunal de Contas do Estado MT dentro do Projeto TCE Estudantil
06/06: Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) desafia 18 milhões de alunos nesta terça 06 de junho, dentre eles os alunos da Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas
06/06: Aula Campo Sustentabilidade & Responsabilidade Social na Praça Dona Palmira Pereira Dias do bairro Lixeira com os alunos do 2º ano EM da Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas na Semana do Meio Ambiente