Cuiabá, 23 de Maio de 2017

Notícias

AULA DE CAMPO, ENSINA AOS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.




Projeto : “NOBRES CAVERNAS E NASCENTES, PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE”

O Projeto Nobres é trabalhado com os alunos da Escola Estadual Profº Antônio Epaminondas desde 2012, coordenado pelo professor Eber José de Matos Corrêa, evidenciando com os alunos a importância da vivência do saber fora de quatro paredes, através de aulas práticas, utilizando do método peripatético. A Escola peripatética foi um círculo filosófico da Grécia Antiga que basicamente seguia os ensinamentos de Aristóteles, o fundador. Fundada em c.336 a.C., quando Aristóteles abriu a primeira escola filosófica no Liceu em Atenas, durou até o século IV. "Peripatético" (em grego, περιπατητικ?ς), é a palavra grega para 'ambulante’ ou 'itinerante'. Peripatéticos (ou 'os que passeiam') eram discípulos de Aristóteles, em razão do hábito do filósofo de ensinar ao ar livre, caminhando enquanto lia e dava preleções, por sob os portais cobertos do Liceu, conhecidos como perípatoi, ou sob as árvores que o cercavam.


Considerando a proposta interdisciplinar referente ao ensino aprendizagem, o Estudo do Meio & Turismo Pedagógico visa primordialmente oferecer ao aluno condições para desenvolver habilidades na apropriação do conhecimento e suas particularidades. Através da aula de campo o aluno tem a possibilidade de investigar e construir o seu próprio saber, uma vez que lhes permite entrar em contato com a realidade concreta. Além de gerar maior interação entre os participantes envolvidos no projeto.


Turismo educacional, também conhecido como turismo pedagógico / escolar, por ser composto basicamente por viagens de estudo do meio, tem como objetivo       aplicar o conhecimento teórico trabalhado em sala de aula para a realidade concreta, oferecendo momentos de descontração e socialização.


Proporciona também ao aluno a interatividade dos conceitos com a realidade do meio ambiente.

O estudo do meio deve ser encarado como parte do processo de aprendizagem, sendo desenvolvido passo a passo a partir de investigações e análises sobre a realidade com o objetivo de desenvolver a capacidade de observação dos aspectos físicos e humanos, das transformações realizadas pelo homem, e da compreensão das desigualdades na produção do espaço.


A partir deste enfoque é possível desenvolver o trabalho de campo integrando diferentes conteúdos curriculares buscando proporcionar aos alunos a apreensão da realidade prática em complemento ao que aprenderam a partir dos livros didáticos e das atividades diversas.


A necessidade de colocar o aluno em contato com o mundo que existe fora do ambiente da sala de aula, é extremamente importante para  apropriação do conhecimento  não só da cultura, mas de outros valores éticos e sociais.  Isso possibilita ao aluno a entender e saber ler o mundo em que está inserido.


Para a realização dos trabalhos os proprietários do sítio Recanto Feliz, Meu Reino Encantado juntamente com a agência Paraíso das Águas oferece aos professores e alunos  condições ambientais para desenvolver as atividades relacionadas ao de estudo do meio como instrumento de interação no processo ensino-aprendizagem, pois através de roteiros cuidadosamente selecionados, os alunos poderão verificar na prática os conceitos que aprendem nas teorias relacionadas às diferentes áreas do conhecimento.


 

Eber José de Matos Corrêa

Coordenador Pedagógico

Leia também

23/05: Time de Futsal da Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas vence por 7 a 2 a Escola Meninos do Futuro nos Jogos Estudantis Cuiabanos 2017 no Ginásio Verdinho
18/05: Time de Basquete da Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas estreia nos Jogos Estudantis Cuiabanos 2017 no Ginásio da Lixeira
13/05: Coordenador da Área de Linguagens da Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas Prof. Jackson Regis fez parte da Mesa de Júri para a Escolha da Garota dos Jogos Estudantis Cuiabanos 2017
13/05: Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas participa da Abertura da 42ª Edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos no Ginásio Poliesportivo Dom Aquino com a presença do Prefeito da Capital Emanuel Pinheiro
15/05: Time de Futsal da Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas faz amistoso com alunos do Maxi e do Cin do time Alphafut
12/05: Entrevista para a TV Centro América com a Profª Thaiz Prates da Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas
10/05: Disciplina Eletiva Mentes Criativas com a Profª Luana Soares com o tema Minorias em debate: O desafio de se conviver com a diferença para os Alunos da Escola Plena Antônio Epaminondas
11/05: 42º Jogos Estudantis Cuiabanos traz o concurso Garota Estudantil 2017 com a participação de alunas da Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas
10/05: A Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas participa da 42º Edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos nas modalidades de: Futsal, Basquete, Tênis de Mesa & Atletismo
09/05: Recuperação da Sala de Informática da Escola Plena em Tempo Integral Antônio Epaminondas com baixo custo e ótimos recursos didáticos e tecnológicos