Cuiabá, 17 de Dezembro de 2018

Notícias

10/04: Alunos do 7º e 8º ano da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas participam do Projeto Pedagógico A Escola Vai ao Cinema

Por: Assessoria | SEC-MT
De Cine Teatro Cuiabá






Cine Teatro Cuiabá exibe gratuitamente filmes para estudantes

A Escola vai ao Cine Teatro Cuiabá têm sessões matutinas e vespertinas às terças-feiras
Assessoria SEC-MT 

O Cine Teatro Cuiabá, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e Ministério da Cultura realizam um projeto de inclusão audiovisual com escolas públicas, com exibições gratuitas de filmes, que faz parte da iniciativa “Cinema para todos”.

A Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas através do Coordenador da Área de Linguagens Prof. Jackson Regis e da Profª Mara Marques da disciplina de Arte conseguiram agendar e levar os alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas.

O Prof. Jackson Regis agradece e parabeniza a Profª Julieta Domingues e a Sra. Verena Marrafon, pois através das "Amigas da Escola" foi possível o transporte para levar os alunos ao Cinema.

O Prof. Jackson Regis também enfatiza que seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o cinema auxilia o aluno no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. A escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem, assim, as artes- música, literatura, pintura, escultura, teatro-cinema passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo do aluno.“Além do acesso ao cinema, que integra o patrimônio cultural Cuiabá, os filmes programados podem dar início a diálogos interessantes na sala de aula e também em outras esferas da vida de alunos e professores.

A Profª Mara Marques disse que a escola vem realizando várias atividades extra classe colocando o aluno como protagonista nas atividades culturais, onde já foram ao teatro e agora ao cinema, pois muitos deles nunca tiveram a oportunidade de ir ao teatro/cinema e ações didático-pedagógicas como essa são de fundamental importância para os nossos jovens protagonistas e dentro do Projeto Educativo Cultural, temos "EPA VAI AO TEATRO" e agora "EPA VAI AO CINEMA" onde possibilita aos nossos jovens a inclusão social e cultural.

Além da rotina das aulas no espaço da escola, os estudantes de ensino fundamental e médio da rede pública têm a oportunidade de participar das exibições gratuitamente.

A ação “A Escola vai ao Cine Teatro Cuiabá”, ocorre todas as terças-feiras, a partir do dia 20 de março, com sessões às 9h e 15h.

“Nossa proposta é aproximar professores e estudantes da rede pública desse espaço cultural que é o Cine Teatro Cuiabá”, afirma Flávia Taques, gestora do espaço. “Além do acesso ao cinema, que integra o patrimônio cultural Cuiabá, os filmes programados podem dar início a diálogos interessantes na sala de aula e também em outras esferas da vida de alunos e professores”, enfatiza.

As visitas de grupos escolares ao Cine Teatro Cuiabá serão feitas mediante agendamento pelo email “http://agendamentoescolarctc@gmail.com” ou do telefone (65) 2129-3848. Para estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio, o acesso às sessões é gratuito. Para os demais interessados é cobrada a taxa de manutenção de R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).

Programação - Março e Abril

20/03

O bom gigante amigo

(The BFG, Steven Spielberg, EUA, 2016, 117 minutos)

Classificação indicativa: livre

Sinopse: A pequena órfã Sophie encontra um gigante amigável que, apesar da aparência assustadora, é bastante cordial. O gigante é renegado pelos semelhantes por se recusar a comer meninos e meninas. Sophie, o gigante e a Rainha da Inglaterra se unem para combater os gigantes malvados que estão planejando tomar as cidades e aterrorizar os humanos.

27/03

Jonas e o Circo sem Lona

(Paula Gomes, Brasil, 2015, 81 minutos)

Classificação indicativa: livre

Sinopse: Jonas tem 13 anos e seu sonho é manter vivo o circo que ele mesmo criou no quintal de sua casa. Enquanto luta por isso, Jonas vai atravessar a grande aventura de crescer.

03/04

Procurando Nemo

(Finding Nemo, Andrew Stanton, Lee Unkrich, EUA, 2012, 101 minutos)

Classificação indicativa: livre

Sinopse: No passado, o peixe-palhaço Marlin perdeu a esposa e toda ninhada de filhos em um ataque de barracudas nos recifes de coral. Agora, ele cria o único filho Nemo com todo o cuidado do mundo. O pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e é capturado por um mergulhador. Isso faz com que o pai  super protetor parta em uma busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote.

10/04

Mogli, o menino lobo

(The jungle book, Jon Favreau, EUA, 2016, 106 minutos)

Classificação indicativa: livre

Sinopse: Mogli é um garoto que cresceu na selva sem os pais e sem o convívio com outros humanos, cuidado por uma família de lobos. Mogli embarca em uma viagem de autodescoberta quando é forçado a abandonar o único lar que conhece.

17/04

Rio

(Carlos Saldanha, EUA, 2011, 90 minutos)

Classificação indicativa: livre

Sinopse: Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, Túlio diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que Blu acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade, arara de espírito livre e que detesta ficar engaiolada. Juntos, Blu e Jade precisarão unir forças para escapar de uma quadrilha de aves raras.

24/04

Alice no país das maravilhas

(Alice in Wonderland, EUA, Tim Burton, 2010, 109 minutos).

Classificação indicativa: livre

Sinopse: Alice é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas. O filme é adaptação da obra literária de Lewis Carroll.

Leia também

AULA DE CAMPO, ENSINA AOS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
09 a 11/08: COPA EPA em Comemoração ao Dia do Estudante na Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas
01/08: Confraternização dos Alunos do Terceirão da Escola Plena Antônio Epaminondas no Clube dos Subtenentes & Sargentos do Exército de Cuiabá
02/08: Circuito Esportivo realizado na aula de Prática Esportiva com os alunos do 8º ano da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas sob a orientação da Profª Mireile
13/07: Arraiá do EPA da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas
30/07: Calendário das Avaliações Semanais do 3º bimestre para nossos alunos da Escola Plena em Tempo Integral Prof. Antônio Epaminondas serão aplicadas a partir do dia 13 de Agosto
05/07: Aula Campo da Disciplina Projeto de Vida 3 - Pós Médio com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas na UFMT sob a orientação do Prof. Geander Franco
29/06: Alunos da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas participaram da 2ª Edição do Projeto Aventura no Parque sob a orientação do Prof. Geander no Parque Tia Nair
21/06: Seminário dos Alunos do 9º Ano da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas nas Aulas de Estudo Aplicado da Língua Portuguesa sob a orientação da Profª Luciana Gonçalves com temas sobre Redes Sociais, A importância da Prática Esportiva e outros
20/06: Alunos da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas das turmas das Eletivas: Por onde andei e THD- Trilhando Horizontes Desconhecidos participam da Aula Campo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães