Cuiabá, 24 de Setembro de 2018

Notícias

19/10: Alunos da Disciplina Eletiva Crescendo & Empreendendo da Escola Plena Antônio Epaminondas participam do Fórum de Educação Empreendedora no Centro de Eventos Pantanal sob a coordenação do Prof. Iran Dias

Por: IFMT
De Centro de Eventos Pantanal






IFMT e Sebrae realizam I Fórum de Educação Empreendedora e o II Fórum de Relações Internacionais 

Nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, o empreendedorismo e as oportunidades de intercâmbios internacionais serão os principais temas do I Fórum de Educação Empreendedora e o II Fórum de Relações Internacionais do IFMT, promovidos em parceria com o Sebrae. O evento foi pensado para contemplar as duas áreas, oferecendo aos participantes reflexões e estudos de caso e também oportunidades de despertar para a ação empreendedora e para as experiências fora do país. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para se inscrever, os interessados devem em: Reitoria / 5 de Outubro de 2017 às 15:10preencher uma das fichas de inscrição que serão distribuídas, nos próximos dias, nos campi e reitoria. 

“Este ano o Instituto Federal mais uma vez inova na forma de promover a educação profissional e tecnológica em Mato Grosso ao realizar esses dois fóruns com a parceria do Sebrae. A Educação Empreendedora é uma forma de trazer para a sala de aula novos desafios, proposições e ações de inovação para a carreira dos nossos estudantes, que também pode ser alavancada pela internacionalização”, avalia o reitor do IFMT, professor Wilian de Paula.

O reitor destacou o contato com instituições internacionais e a oportunidade dos estudantes de vivenciar as ações que estão sendo desenvolvidas em conjunto pela Diretoria de Relações Internacionais do IFMT com os campi dentro de uma ação conjunta com a Pró-reitoria de Extensão.

“Este evento é fruto da integração de todos os campi. Os diretores gerais são parceiros ao receberem a equipe do Sebrae, promovendo as oficinas de formação, que culminarão com os fóruns, em uma aliança dentro e fora do Instituto. Lembro também dos nossos embaixadores, que trabalham fortalecendo nos campi as relações internacionais que estamos cada vez mais buscando implementar”, completou o reitor.

A gestora do projeto de Educação Empreendedora do Sebrae MT, Viviane Kelly Pozzolo, ressalta que além de envolver e sensibilizar os educadores, o objetivo do fórum é levar a cultura do empreendedorismo para dentro das salas de aula.

“Haverá uma programação diversificada, que busca estimular o protagonismo juvenil, despertando nos estudantes uma visão crítica para atuarem em um mundo com novas relações de trabalho, vivenciando aspectos de cidadania e sustentabilidade. Ao contrário do cenário atual, em que as pessoas são levadas a empreender por necessidade e com pouca informação, espera-se que esses jovens estejam mais aptos e comprometidos com o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, podendo optar por empreender em um negócio ou em qualquer área”, disse Pozzolo. 

Nos meses de setembro e outubro, os consultores do Sebrae estão capacitando aproximadamente 3 mil alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) no curso "Crescendo e Empreendendo", com carga horária de 12 horas e certificação. 

A expectativa do reitor é que o evento seja um “sucesso”, por conta das caravanas que já estão sendo montadas e mobilizadas para participar. Ele fez um chamamento aos alunos e servidores do IFMT. “Juntos poderemos trazer o empreendedorismo para dentro das nossas vidas, das nossas formações e, assim, continuar a contribuir para a educação profissional e tecnológica gratuita em nosso estado”.

Para o Pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, o fórum de educação empreendedora mostra o compromisso da atual gestão com este tema tão atual e contribuirá para despertar o interesse dos alunos para visualizar novas oportunidades.  “Com a reativação da Ativa Incubadora, que teve seu regulamento de funcionamento aprovado na última reunião do Consup o tema estará cada vez mais presente em nosso Instituto”, detalhou o pró-reitor.

II Fórum de Relações Internacionais

Paralelamente ao Fórum de Educação Empreeendedora, o II Fórum de Relações Internacionais terá dois momentos. Das 14 às 17 horas haverá uma programação voltada para questões da área internacional, com informações sobre passaporte, como tirar o visto americano, palestras sobre intercâmbios, entre outros.

Estandes de representantes de instituições promotoras de intercâmbios e embaixadas vão mostrar o passo a passo para buscar o estudo no exterior, uma viagem cultural, e principalmente, formas de fazer intercâmbios, explicou a diretora de Relações Internacionais, Sônia Regina.

“Os participantes terão a chance de fazer contatos e conhecer os editais e programas que já estão abertos, tanto através de bolsas como aqueles pagos. Teremos conversas sobre o valor de uma experiência internacional, o que isso agrega na carreira. Além do relato de empreendedorismo na China, sobre a recente missão do reitor naquele país”, observou.

À noite, nas palestras gerais, abertas e com público estimado de mil pessoas, “um dos pontos mais altos do evento” serão os renomados palestrantes nacionais, como Caco Barcelos, Edson Grandisoli, Clovis de Barros Filho e Areta Ulhana Galat, promovendo uma fusão do empreendedorismo com a internacionalização.

Leia também

AULA DE CAMPO, ENSINA AOS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
09 a 11/08: COPA EPA em Comemoração ao Dia do Estudante na Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas
01/08: Confraternização dos Alunos do Terceirão da Escola Plena Antônio Epaminondas no Clube dos Subtenentes & Sargentos do Exército de Cuiabá
02/08: Circuito Esportivo realizado na aula de Prática Esportiva com os alunos do 8º ano da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas sob a orientação da Profª Mireile
13/07: Arraiá do EPA da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas
30/07: Calendário das Avaliações Semanais do 3º bimestre para nossos alunos da Escola Plena em Tempo Integral Prof. Antônio Epaminondas serão aplicadas a partir do dia 13 de Agosto
05/07: Aula Campo da Disciplina Projeto de Vida 3 - Pós Médio com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas na UFMT sob a orientação do Prof. Geander Franco
29/06: Alunos da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas participaram da 2ª Edição do Projeto Aventura no Parque sob a orientação do Prof. Geander no Parque Tia Nair
21/06: Seminário dos Alunos do 9º Ano da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas nas Aulas de Estudo Aplicado da Língua Portuguesa sob a orientação da Profª Luciana Gonçalves com temas sobre Redes Sociais, A importância da Prática Esportiva e outros
20/06: Alunos da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas das turmas das Eletivas: Por onde andei e THD- Trilhando Horizontes Desconhecidos participam da Aula Campo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães