Cuiabá, 24 de Setembro de 2018

Notícias

20/06: Alunos da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas das turmas das Eletivas: Por onde andei e THD- Trilhando Horizontes Desconhecidos participam da Aula Campo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Por: Profª Taislayne Alves
De Chapada dos Guimarães







Alunos da Escola Antônio Epaminondas das turmas da eletivas “Por onde andei” e THD- Trilhando Horizontes Desconhecidos”,juntos com os professores¹ e coordenadores² realizaram  Aula de Campo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães- Véu de Noivas e Circuito das Cachoeiras com o intuito de enriquecer e estimular o ensino aprendizagem através do estudo da paisagem, identificando as principais características dos aspectos naturais que predominam no parque, considerando vegetação, clima, formas de relevo, solo e hidrografia realizando uma análise da radiografia ecológica do local. Desta forma esta aula visou uma interação ecológica com o meio ambiente destacando a importância da preservação da conscientização, da sensibilização.

Na sede do Instituto Chico Mendes no Parque Nacional  localizada no Véu de Noiva  teve uma palestra com o Analista Ambiental Luiz que explicou a importância da criação do Parque Nacional, do serviço que o ICMBIO vem prestando e dos voluntários que auxiliam os turistas e estudantes no Circuito das Cachoeiras. Apresentou slide da diversidade da fauna e flora da região, a respeito da duplicação da MT-251 que está até entrada da estrada para o Manso, que a previsão e estender até o município de Chapada do Guimarães que será necessário a criação de passagens para os animais dentro do Parque, já que a velocidade dos carros certamente vai aumentar. Sendo necessário a aprovação do projeto ICMBIO já que a estrada passa pelo parque nacional. E também ressaltou a importância do PNCG continuar sendo uma área Federal.

No Circuito das Cachoeira um Guia que já tem 12 anos que trabalha como voluntário no Parque, acompanhou e orientou-nos na trilha, contribuindo com as explicações dos professores sobre biodiversidade do Parque.

Os professores de Geografia, História e Sociologia explicaram sobre a formação geomorfológica: Planaltos dos Guimarães-subunidade Chapada dos Guimarães e a Depressão do Rio Paraguai- subunidade Depressão Cuiabana, os recursos hídricos da região- várias nascentes dentro do Parque, a importância do rio coxipozinho que é um dos afluentes do Coxipó que deságua no rio Cuiabá. O processo e a importância da criação em 1989 e a relação homem e natureza.

Na trilha foram observados no Cânion Véu de Novas os arenitos da Formação Furnas e Ponto Grossa.

 O professor de Sociologia explicou para os alunos a importância da radiografia ecológica do Parque como sinalizações encontrado no Circuito das cachoeiras com a quantidade de pessoas que pode usufruir por períodos.

Foi explicado pelo Professor de Biologia a diversidade da fauna e flora encontrada no Parque. Intensificando a importância da preservação do Parque para a sociedade.

Muitos alunos não conheciam a região como o aluno Gabriel Maciel do 1° ano, que chegando ao Véu de Noiva ficou encantado com a paisagem, questionando o Guia sobre tudo que observava, interligando o que foi visto nas aulas da eletiva com a aula à campo.

A aluna Pollyana Virginia de Amorim “Foi uma experiência maravilhosa, primeira vez que faço uma trilha e podendo estar participando disso junto com os colegas, foi muito importante para minha vida, pois além do conhecimento sobre o fauna e flora e a visão do relevo da Chapada dos Guimarães  que interligam  a teoria com a prática”.

Professores: Leomir Lemos Santos, Loami Albuquerque Gama Lopes, Rômulo Figueiredo do Santos, Taislayne Alves da Silva.

Coordenadores: Profª Ma. Francislene Lúcia de Alencar Goya – Orientadora da Área das Ciências da Natureza e Matemática; Profª Margarete Mendes da Silva – Orientadora da área de Ciências Humanas.

Não poderíamos deixar de agradecer ao Professor Jackson Regis , o Orientador da Área de Linguagens e Presidente do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar(CDCE) da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas que não mediu esforços e conseguiu o patrocínio de 100% do transporte que levou os nossos jovens protagonistas para essa Atividade Interdisciplinar.

O professor Jackson Regis enfatiza que a Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas para ele é uma segunda família, pois está nela há 3 anos e não mede esforços para o melhor para nossa Escola, alunos, funcionários e toda Comunidade Escolar, pois JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

Quero aqui registrar e agradecer de coração às Empresárias Sra. Gina Defanti (esposa do Secretário de Cultura, Turismo e Meio ambiente de Chapada dos Guimarães) proprietária da Gráfica Defanti, da Revista Saboreie e da Sra. Zilda Zompero, proprietária da Eletro Fios, pois com o apoio e ajuda delas nossos alunos tiveram uma aula campo espetacular sem precisar desembolsar nenhum real para custear o transporte.

A Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas agradece de coração pela colaboração e já intitula Gina Defanti e Zilda Zompero como “Amigas da Escola”.

Leia também

AULA DE CAMPO, ENSINA AOS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
09 a 11/08: COPA EPA em Comemoração ao Dia do Estudante na Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas
01/08: Confraternização dos Alunos do Terceirão da Escola Plena Antônio Epaminondas no Clube dos Subtenentes & Sargentos do Exército de Cuiabá
02/08: Circuito Esportivo realizado na aula de Prática Esportiva com os alunos do 8º ano da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas sob a orientação da Profª Mireile
13/07: Arraiá do EPA da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas
30/07: Calendário das Avaliações Semanais do 3º bimestre para nossos alunos da Escola Plena em Tempo Integral Prof. Antônio Epaminondas serão aplicadas a partir do dia 13 de Agosto
05/07: Aula Campo da Disciplina Projeto de Vida 3 - Pós Médio com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas na UFMT sob a orientação do Prof. Geander Franco
29/06: Alunos da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas participaram da 2ª Edição do Projeto Aventura no Parque sob a orientação do Prof. Geander no Parque Tia Nair
21/06: Seminário dos Alunos do 9º Ano da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas nas Aulas de Estudo Aplicado da Língua Portuguesa sob a orientação da Profª Luciana Gonçalves com temas sobre Redes Sociais, A importância da Prática Esportiva e outros
15/06: Dinâmica da Árvore do Conhecimento na disciplina de Estudo Aplicado da Língua Portuguesa com os alunos do 7º ano da Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas sob a orientação da Profª Luciana Gonçalves